Variedades

Seis benefícios do coco verde que talvez você ainda não conheça

Nutricionista lista bons motivos para incluir o coco verde na sua rotina e ensina receitas especiais


Com a chegada do verão, o coco verde se torna o queridinho entre os que desejam aliviar o calor dos dias mais quentes. E não é por menos: além de muito saborosa, a água da fruta é refrescante e uma fonte poderosa para a hidratação do organismo, de acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

"Manter o corpo hidratado é importante em qualquer época do ano. Mas, durante o verão a atenção deve ser redobrada. Somada ao consumo de água, a água do coco verde é uma escolha muito saudável, pois ajuda na reposição dos nutrientes que perdemos quando estamos expostos à altas temperaturas", ressalta a especialista.
Mas, a hidratação não é a única vantagem que o consumo do coco verde pode proporcionar para a saúde. A nutricionista do Oba Hortifruti também listou outros motivos que, com certeza, farão você querer ter a fruta cada vez mais presente no dia a dia. Confira!
1. É uma boa opção para quem pratica atividades físicas: considerada um isotônico natural, a água do coco é fonte de sais minerais, como o potássio e o magnésio, que atuam na saúde muscular e cardíaca, contribuindo para a recuperação dos músculos e no trabalho do coração durante a prática.
2. Fornece energia rápida para o corpo: bateu um desânimo ao longo do dia? Aposte no coco verde! "A energia é fornecida, principalmente, pela gordura da polpa do coco. E, no caso da água da fruta, vem dos açúcares naturais presentes", explica Renata.
3. Ajuda a ter noites bem dormidas: o magnésio presente na fruta também atua na melhora da qualidade do sono.
4. Contribui para a beleza: a gordura do coco possui função hidratante para a pele e cabelos. Não só isso, ainda tem ação antifúngica e antibactericida, quando usada diretamente na pele. Segundo Renata: "isso se dá pela presença do ácido caprílico e do ácido láurico encontrados no alimento"
5. Diminui a retenção de líquido em gestantes: a água de coco também ajuda a aliviar a sensação de inchaço, tão comum em gestantes. Quem tem problemas de circulação, ou qualquer pessoa em dias mais quentes, também são beneficiadas.
6. Regula os níveis de colesterol: a chamada "gordura boa" do coco também auxilia a deixar o colesterol no sangue dentro dos padrões saudáveis.
Para quem ficou animado com tantos benefícios, Renata separou algumas receitas pra lá de saborosas com a fruta. Veja abaixo!

ARROZ COM COCO

100g de arroz
50ml de leite de coco
30g de coco fresco ralado
20g de cebola
200ml de água
Azeite
Sal

1) Refogue a cebola no azeite;
2) Acrescente o arroz, a água de deixe ferver;
3) Aos poucos, vá colocando o leite de coco,
o coco ralado e acerte o sal.
4) Mexa bem até que o arroz fique macio
e a água seque.

 

SUCO DE COCO COM MANGA

200ml de água
½ xícara de polpa de coco verde
1 xícara de manga madura picada

1) Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.
2) Se preferir, acrescente gelo na hora de bater.

 

PICOLÉ DE COCO

200ml de água de coco
4 col de sopa de leite em pó desnatado
4 col de sopa de coco seco ralado

1) Misture tudo e coloque em forminhas de picolé.
2) Leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de servir.

 

DOCE DE ABÓBORA COM COCO

2 xícaras de abóbora cabotiá picada
em cubinhos
4 col de sopa de coco ralado
1 col de sopa de adoçante culinário
1 pau de canela

1) Leve tudo ao fogo baixo e cozinhe lentamente,
até que a abóbora fique bem cozida e misturada ao coco.
2) Se precisar, acrescente um pouco de água para ajudar
a não grudar no fundo da panela.
3) Sirva gelado.