Variedades

No verão, suba a serra e redescubra Campos do Jordão

Você vai comprovar que a "Suiça brasileira" tem muito a oferecer em todas as estações do ano


No verão, uma multidão desce a serra em direção ao mar. Somente o litoral norte de São Paulo recebe cerca dois milhões de turistas durante as férias. É tanta gente que fica difícil encontrar um espaço na areia, o tão sonhado lugar ao sol. Mas, é cada vez mais comum observar famílias inteiras fazendo o caminho inverso, trocando a praia pela montanha.

Clima ignora calendário

Quem visita Campos do Jordão no verão sente na pele que a cidade, literalmente, está acima de qualquer preocupação. A começar pelo conforto térmico. Mesmo na estação mais quente do ano, o calor não sobe a montanha. Em Campos ninguém fica suando o dia inteiro. A sensação é muito agradável, principalmente se você se proteger do sol na sombra de uma das incontáveis árvores da cidade.
À noite, os termômetros oscilam entre 10 e 16 graus. Isso ocorre justamente pela localização geográfica, no alto da serra da Mantiqueira, que faz de Campos do Jordão uma estância climática.
Outra vantagem é que nesta época do ano a agitação e o estresse ficam bem longe. De domingo a domingo, a tranquilidade impera, incluindo os finais de semana quando a estância recebe mais turistas. Assim, sobra mais tempo para curtir a folga com a família, usufruindo sem pressa de um clima espetacular.

Atividades ao ar livre

Quem gosta de correr sabe que a altitude de Campos do Jordão é excelente para melhorar a performance. O ar rarefeito estimula a oxigenação sanguínea e aumenta o condicionamento físico. E não importa a modalidade. Seja correndo às margens da estrada de ferro, pedalando nas trilhas do Zoom Bike Park, ou se aventurando nas mais de 30 opções de lazer do Tarundu, quem escolhe a estância para manter o corpo em movimento respira melhor, sempre!
O verão é aliado de quem gosta de atividade física. Como não faz aquele frio rigoroso do inverno, é mais fácil acordar cedinho e acompanhar o despertar da natureza. Os primeiros raios de sol já surgem por volta de 5h30 da manhã. À medida que o dia amanhece, a sinfonia de pássaros silvestres se intensifica.
Fica aqui uma sugestão imperdível para as manhãs de janeiro: experimente caminhar pelas florestas de Araucárias da avenida Pedro Paulo, que dá acesso ao Parque Estadual, o conhecido horto florestal de Campos do Jordão. Como é uma região afastada do centro, é mais fácil ouvir a cantoria dos passarinhos.

Segunda temporada

A cada ano que passa mais turistas descobrem que Campos do Jordão não é apenas um destino de inverno. No verão, o comércio e a rede hoteleira também ficam aquecidos com o movimento que vem crescendo gradativamente fora da alta temporada. É o momento ideal para frequentar bares, restaurantes, cafeterias, chocolaterias, hotéis e pousadas que oferecem preços especiais, e também conhecer pontos turísticos sem correr o risco de enfrentar enormes filas de espera.
O passeio é muito mais intimista. Dá para observar com calma cada detalhe da natureza e apreciar as mais belas paisagens da Mantiqueira, numa total contemplação. O ano inteiro a estância permanece linda, mas no verão é presenteada pelas floradas das hortênsias, que tingem a cidade com inúmeros tons num colorido sem igual. Em Capivari, próximo à estação Emílio Ribas do bondinho, elas estão em abundância e formam um belíssimo cenário para fotografias.

Fugindo do óbvio

A cidade tem se confirmado com um dos principais destinos também durante as férias de janeiro. Se você ainda não conhece a estância durante o verão, faça diferente este ano! Pegue sua família e mude a rota para o alto da Mantiqueira. Você vai comprovar in loco que a "Suiça brasileira" tem muito mais a oferecer que baixas temperaturas no inverno.
Em Campos do Jordão, a natureza também dá espetáculo em todas as estações, inclusive na mais quente do ano. E se você não suporta o calor, com certeza vai encontrar aqui um paraíso na terra.