Variedades

Alimentos contribuem para a prevenção do câncer de próstata

Nutricionista explica a importância de uma dieta equilibrada para prevenir o surgimento de tumores


A chegada do mês de novembro traz consigo a cor azul como uma forma de alerta. Desde 2003, o mundo inteiro se mobiliza para trazer à tona a importância de realizar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por conta da grande incidência dessa patologia, é preciso redobrar a atenção quanto aos cuidados com a saúde. A ida ao médico e a prática regular de exercícios físicos se tornam, portanto, fundamentais para diminuir os riscos de desenvolver o câncer. Além disso, manter hábitos alimentares saudáveis é determinante para evitar a doença.

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que diversos sistemas no nosso corpo se beneficiam com os nutrientes certos, favorecendo a imunidade e a divisão celular. "A alimentação saudável nos fornece componentes protetores, por isso, há menos risco de mutações indesejadas e menor morte celular precoce", complementa. A profissional aproveita para pontuar que alimentos com ações anti-inflamatórias e antioxidantes são extremamente benéficos para o organismo e possuem grande potencial para a saúde do homem.

"Salmão e sardinha, ricos em ômega-3, uma gordura anti-inflamatória, são recomendados para prevenir o câncer de próstata. O açafrão pode ser colocado nessa lista também. Além disso, esse tempero possui um plus de ser antioxidante. Para enriquecer ainda mais a dieta, aconselhamos o consumo de vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve, por serem fontes de ácido fólico e atuarem, igualmente, de forma positiva, assim como o alho e a cebola, por possuírem ácidos sulfurados", explica.

Vale ressaltar que, da mesma forma que é preciso investir em uma alimentação adequada, também é importante reduzir o consumo de determinadas comidas. Guirau informa que todo alimento ultraprocessado, por exemplo, deve ser evitado ou consumido de forma muito esporádica, pois possuem componentes que aumentam o risco de diversas doenças, inclusive o câncer.

"Carnes processadas, como salsicha, frios e embutidos em geral; biscoitos recheados, gelatina e pães industrializados; e bebidas alcoólicas e açucaradas, como refrigerantes e sucos artificiais são os principais vilões nesse aspecto", especifica.

Para ajudar a incluir esses alimentos ricos em nutrientes, a nutricionista separou três receitinhas para serem feitas no dia a dia. Confira:


CARRÉ DE CORDEIRO COM AÇAFRÃO


2 carrés de cordeiro
50 ml de creme de leite
1 col de café de açafrão ralado
Sal e pimenta a gosto
1 col de sopa de manteiga

1) Doure o carré em uma frigideira pré-aquecida, dos dois lados.
2) Enquanto isso, misture o creme de leite, o açafrão, a manteiga, a pimenta e acerte o sal.
3) Acrescente o molho na finalização da cocção do carré, regando a peça por alguns minutos antes de desligar o fogo e sirva em seguida.


SUCO DE MAÇÃ COM MELANCIA E GENGIBRE


1 maçã com casca
2 xícaras de melancia picada
Suco de 1 limão
1 col de chá de gengibre ralado
200 ml de água

1) Bata tudo no liquidificador e consuma gelado.


MOLHO NAPOLITANO


1kg de tomate maduro
6 col de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho amassados
1 col de sopa de orégano desidratado
Sal a gosto

1) Aqueça o azeite e doure o alho.
2) Acrescente os tomates previamente picados em cubinhos pequenos.
3) Acerte o sal e deixe cozinhando em fogo baixo, com a panela tampada, para soltar o suco do tomate.
4) Quando estiver fervendo, acrescente o orégano e deixe cozinhando até que os pedaços de tomate fiquem bem macios.

*Você pode consumir o molho com o tomate em pedaços ou bater no liquidificador para obter o molho líquido.