Política

Jundiaí atua para conseguir Selo Município Amigo da Família

Cidade tem mais de 30 ações de políticas públicas voltadas à infância e relação de vínculo familiar


Prefeito participou, em Brasília, de audiência com a ministra Damares Alves

Após receber em Jundiaí a secretária nacional do Família, Ângela Gandra Martins, no ano passado, o prefeito Luiz Fernando Machado participou, nesta quinta-feira (20), em Brasília, de audiência com a secretária nacional e a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

O diálogo permitiu avanços em torno dos trabalhos para adesão de Jundiaí ao Selo Município Amigo da Família, iniciativa do Governo Federal para reconhecimento das cidades que desenvolvem ações ligadas à família. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, a relação dos municípios participantes deve ser divulgada ainda no primeiro semestre.

A cidade de Jundiaí, de acordo com Luiz Fernando, tem mais de 30 ações de políticas públicas voltadas ao atendimento da infância e fortalecimento da relação de vínculo familiar. "Nossas ações de governo são orientadas não apenas para incluir, mas fazer com que as crianças sejam protagonistas dos projetos em todas as áreas, com ênfase na saúde, educação, alimentação e nutrição. E sabemos que, para resultados efetivos, a família tem papel preponderante", afirma o prefeito.

Recentemente, Jundiaí teve a aprovação de três programas federais do Ministério da Família e dos Direitos Humanos para desenvolvimento em âmbito local. São eles: Programa Famílias Fortes, Programa Reconecte e Campanha Acolha a Vida. Todos em fase final de tramitação para iniciar.

Quando esteve na Prefeitura, Ângela elogiou a atuação da gestão municipal quanto aos projetos voltados à infância. "Vim apresentar os trabalhos do Ministério dos Direitos Humanos, mas fui surpreendida ao saber que vocês já estão fazendo isso tudo. Aqui todas as vertentes têm como meta a família e a Prefeitura faz isso tudo com muita criatividade", disse, na ocasião.