Esportes

Esportes norte-americanos sofrem com a Pandemia


A pandemia do novo coronavírus continua impactando a todos e os esportes do globo terrestre também sofrem o impacto do isolamento social.

Desde 12 de março nenhuma das quatro ligas mais importantes dos Estados Unidos (NBA, NFL, NHL ou MLB) tem jogos. Algo só parecido com o que aconteceu em 1930. Os esportes americanos estão com a suas programações suspensas ou canceladas.

Veja o cenário atualizado:

NBA - Na  Liga de Basquete Profissional a temporada foi suspensa no dia 12 de março. Na última terça-feira os donos e executivos das franquias se reuniram virtualmente com o comissário Adam Silver e saíram bem animados em relação ao retorno da temporada 2019-2020 da NBA. Mesmo sabendo do risco e das preocupações com a saúde. O impasse é com relação sobre algum jogador ou arbitro tiver um teste positivo para Covid-19. Todos sugerem e pedem um plano de contingência para que não interrompa os jogos novamente. A NBA trabalha com diversos cenários para voltar às atividades, provavelmente o retorno seja com apenas duas sedes e com partidas sem torcida.

NFL (Liga de Futebol Americano) - os fãs da NFL podem respirar aliviados porque a temporada 2020-2021 vai acontecer conforme previsto. A pré-temporada da Liga está prevista para começar em agosto como de costume e o maior empecilho é sobre a testagem do Covid-19 para jogadores, comissão técnica, membros do staff dos times e do público em geral. Apenas estão cancelados os jogos que seriam realizados em Londres e na Cidade do México. A Liga já divulgou seu calendário para 2020 com todas as datas e com a temporada regular marcada para o início de setembro.

Na MBA (Liga Beisebol) o início da temporada 2020 do beisebol está suspenso por causa da pandemia do COVID-19, mas a MLB e a Associação de Jogadores (MLBPA) esperam iniciar uma temporada regular no início de julho. O comissário da MLB Rob Manfred afirmou que acredita que terá a temporada 2020 do beisebol e cenários estão sendo estudados e serão entregues para aprovação dos jogadores e proprietários das equipes.

Na NHL (Liga Hockey) a temporada 2019-20 continua em pausa devido à pandemia do coronavírus. O comissário da NHL Gary Bettman disse em entrevista que os fãs não devem se preocupar e que assim que possível a temporada será retomada. A temporada foi interrompida em março devido as preocupações com a saúde de jogadores, treinadores e torcedores. Um plano para a retomada ainda não foi definido, mas há rumores que serão usados poucas sedes e os jogos serão sem torcidas.