Geral

Guarda Municipal agora tem um centro de treinamento de tiro

Na semana em que completa 70 anos, a GMJ recebe um completo estande para capacitação e aperfeiçoamento


Momento histórico: na semana em que a GMJ completa 70 anos de existência (24 de novembro), a Prefeitura de Jundiaí entrega um completo estande de tiro para a capacitação e o aperfeiçoamento dos agentes de segurança pública que intensificam a atuação nas ruas visando o combate à violência e criminalidade.

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 19, no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Geresol, quando o prefeito Luiz Fernando Machado descerrou a placa de inauguração do Centro de Treinamento Tático, na presença do deputado federal Miguel Haddad; o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, o vereador Faouaz Taha e demais parlamentares; o inspetor Benedito Marcos Moreno, comandante da Guarda Municipal, e o sub Sandro Vilas Boas; o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) e gestores municipais; autoridades; representantes das forças de segurança pública da região, empresários e convidados.

"Com o início deste governo em 2017, a direção tem sido para a integração das forças de segurança pública, visando o melhor para a comunidade, a preservação da ordem pública; independente das cores de farda, a população acima de tudo. Neste sentido, avanços em ações pontuais e reconhecidamente com resultados muito positivos: no videomonitoramento, o sistema Detecta da Polícia Militar e o Alerta Brasil, da Polícia Rodoviária Federal, fortalecem a parceria com o trabalho realizado na Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras da Guarda Municipal. Até o final deste ano entregaremos um grande pacote de recursos para a instituição: melhor estrutura e qualificação profissional para enfrentar os desafios. O nosso respeito às famílias da segurança municipal: homens e mulheres da Guarda Municipal que absorvem a absoluta responsabilidade de cuidar das demais famílias, a população jundiaiense. O esforço físico de cada um para a concretização desta obra: enquanto descansavam, carregavam pedras. Ações que buscam minimizar os efeitos da insegurança. Investimentos contribuem para que a estrutura da cidade como um todo tenha a segurança garantida", destacou o prefeito Luiz Fernando.

O deputado Miguel Haddad reforçou a importância e necessidade de se fortalecer o compromisso com a segurança pública: "o aperfeiçoamento profissional é fundamental". Para o presidente da Câmara Municipal, "o novo espaço contribui para uma cidade cada vez melhor e mais segura: quem ganha é a população".

O gestor de Segurança Municipal considera a inauguração mais uma importante conquista da atual Administração: "Tudo que é necessário para que tenhamos a capacitação ampliada. Este é o primeiro Centro de Treinamento da região construído exclusivamente por guardas municipais. Trabalho coeso, fazendo a diferença, cumprindo as determinações do prefeito: ampliar a capacitação profissional e a integração. O apoio da Prefeitura de Jundiaí - por meio da Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos e seu gestor Adilson Rosa - e a iniciativa privada foram fundamentais ao êxito da proposta".

Para o comandante Moreno, a obra representa o presente aos 70 anos da instituição. "O sonho de muitas gerações que já passaram pela GMJ; com a participação plena e voluntária do nosso efetivo, destacando-se a coordenação do subinspetor Carobelli".

A obra

* 20 meses de muito trabalho, com 200 guardas municipais se revezando entre as escalas de serviço e trabalho voluntário nas horas de folga para a concretização do Centro

*um espaço que atende os padrões das regras de segurança definidos pelos órgãos federais de fiscalização (Exército e Polícia Federal); estaduais (Corpo de Bombeiros e Polícia Civil); e municipal, por meio da UGISP - responsável pela doação da área de 12 mil metros quadrados

*possui aproximadamente 720 metros quadrados de área, sendo 27 metros de área livre; 10 boxes para o exercício de tiro, com dimensões de nível internacional, possibilitando dessa forma a aplicação de laudos de tiro para armas longas e curtas, atendendo as necessidades de todos os órgãos para sua habilitação

*em breve, centenas de mudas de árvores diversas serão plantadas no local.