Geral

Expectativa e vontade de aprender: o retorno às aulas presenciais

Muitas crianças retornam às aulas presenciais nesta semana, dentro da proposta de desemparedamento


O Lucas tem 3 anos e 7 meses e adora estar em locais abertos, em contato com a natureza. Aluno da Emeb Cleonice Adolpho, ele é uma das muitas crianças que retornam às aulas nesta semana, dentro da proposta de desemparedamento da Prefeitura de Jundiaí, pela Unidade de Gestão de Educação (UGE). Ou seja, a de levar as crianças para espaços abertos e em contato com a natureza, e fazer deles opções às salas fechadas. Tudo, claro, seguindo protocolos de segurança.

"Achei uma ótima alternativa para a realidade que estamos vivendo", diz a mãe do Lucas, a Elisa Vito Vieira Borçal, sobre a proposta de Jundiaí para o retorno das aulas presenciais. "As crianças precisam ter contato com a natureza, observar outras coisas além da sala de aula".

Em relação ao ano passado, Elisa diz que, para o filho, "foi um pouco difícil a adaptação, mas as atividades enviadas eram bem detalhadas e bem pensadas para a idade dele. Não era brincar por brincar, sempre tinha um aprendizado".

Para garantir a segurança de crianças como o Lucas, as Emebs disponibilizam termômetro para medição de temperatura em suas entradas. No interior, os profissionais terão à disposição todos os equipamentos de proteção individual necessários, com respeito a protocolos de espaço.

Das escolas, as crianças seguirão a espaços abertos como o Mundo das Crianças e para complexos esportivos que fiquem próximos a suas Emebs. Nesta primeira semana, os trabalhos reúnem atividades e espaços ligados às Unidades de Gestão de Educação (UGE), Cultura (UGC) e Esporte e Lazer (UGEL).

O retorno presencial não é obrigatório. As aulas serão oferecidas no formato híbrido (on-line e presenciais), com limite de até 35% de alunos em cada escola, duas horas e meia de permanência por dia e monitoramento diário dos índices epidemiológicos. Para o acesso à alimentação, as famílias terão a opção de levar os filhos todos os dias para a escola.