Esportes

Por enquanto, Jogos Olímpicos de Tóquio não foram adiados

Medalhista membro do Comitê Olímpico Japonês, Kaori Yamaguchi pediu que Olimpíadas sejam adiadas


Medalhista olímpica e membro do conselho do Comitê Olímpico Japonês (JOC), Kaori Yamaguchi pediu que as Olimpíadas de Tóquio sejam adiadas. Ela defende que em meio a pandemia do coronavírus os atletas não têm mais tempo de se prepararem de modo adequado até a abertura do evento, programada para dia 24 de julho.

Yamaguchi, que ganhou uma medalha de bronze no judô nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988, disse que vai ressaltar este ponto em uma reunião do conselho do JOC, marcada para 27 de março. "As Olimpíadas não devem ocorrer em uma situação que as pessoas no mundo não possam desfrutar. Até onde eu sei, atletas dos Estados Unidos e da Europa não conseguem treinar normalmente e não conseguiram concluir seus torneios classificatórios. Isso torna impossível que eles se apresentem bem nas Olimpíadas, sem contar todos os riscos pelos quais estão passando", alertou Yamaguchi.

A ex-judoca se manifestou em apoio aos comentários feitos por Hayley Wickenheiser, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), que na terça-feira (17) chamou a decisão de continuar com os Jogos de "insensível e irresponsável".