Esportes

Com 24 equipes, Taça das Favelas estreia em Jundiaí

Mais de 100 mil jovens participam da competição e as disputas começam nas peneiras nas comunidades


Luiz Fernando Machado fala aos demais presentes ao evento: ?Acredito no potencial do esporte para transformar vidas?

Jundiaí receberá pela primeira vez a edição regional do maior torneio de futebol de campo com a participação de times formados em bairros vulneráveis. Ao todo, mais de 100 mil jovens, entre homens e mulheres, participam da competição anualmente e as disputas começam nas peneiras internas nas comunidades até a grande final.

A Taça das Favelas, organizada pela Central Única das Favelas (CUFA), visa contribuir para a promoção da inclusão social através do esporte, influenciando positivamente a realidade de crianças e jovens brasileiros. Trata-se também de uma oportunidade de promover a integração das comunidades, a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas.

A apresentação oficial do campeonato aconteceu nesta segunda-feira (3) no Paço Municipal. O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu o coordenador da seção Jundiaí da CUFA, Eduardo Ramalho (Festa), o gerente de programação da TV TEM (outra apoiadora do evento), Augusto Cruz Silva, e o diretor de planejamento do Metropolitano Jundiaí F.C., Vinícius Pontes. Também participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Faouaz Taha, e o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Trientini.

Versão regional

Todos os confrontos em Jundiaí serão disputados no gramado do CECE Romão de Souza, na Colônia. A Super Final, que reunirá o melhor time de Jundiaí e o vencedor de Sorocaba, está prevista para o dia 30 de maio em Sorocaba, no estádio Walter Ribeiro (CIC) ou no Clube Estrada, em Sorocaba.

O torneio deste ano em Jundiaí terá 24 equipes (16 masculinas e oito femininas), mesma fórmula de disputa do campeonato de Sorocaba. Se uma favela quiser envolver mais de uma equipe, a CUFA buscará entendimento com os líderes da comunidade para que os atletas dos times participem de uma "peneira" (processo seletivo) visando a definição dos melhores jogadores daquela localidade. Confira o cronograma completo da Taça das Favelas:

- 10 a 15/2 - Inscrições das comunidades
- 17 a 29/2 - Conversas da CUFA com os líderes comunitários para a definição das comissões técnicas
- 1º a 8/3 - Inscrições dos atletas
- 11/3 - Sorteio dos grupos (quatro no torneio masculino, cada um com quatro times, e dois no feminino) e divulgação da tabela de jogos
- 14 e 15/3 - Peneiras
- 28/3 a 19/4 - Início dos jogos da fase de grupos
- 25/4 - Duelos das quartas de final
- 9/5 - Duelos das semifinais
- 16/5 - Final do torneio de Jundiaí (CECE Romão de Souza)
- 23/5 - Final do torneio de Sorocaba
- 30/5 - Super Final (campeão de Jundiaí x campeão de Sorocaba) - em Sorocaba

Mais informações: www.tacadasfavelas.com.br e www.tvtem.com/tacadasfavelas