Variedades

Projeto Música para Todos chega ao Parque da Cidade

Objetivo é difundir a música de viola brasileira, valorizando a música de raiz


No dia 14 de abril, das 9h às 12h, o projeto "Música para Todos" chega ao Parque da Cidade. Evento conta com apresentação da Orquestra de Violeiros Terra da Uva, de Jundiaí, além de Oficinas e muitas atividades para as crianças. Todas as atividades são gratuitas. O projeto tem patrocínio da empresa MAHLE, através do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa - ProAC, com a realização da Fatto Desenvolvimento de Projetos Culturais e Esportivos e apoio do Parque da Cidade, da DAE Jundiaí e da Prefeitura de Jundiaí.

O objetivo é difundir a música de viola brasileira, apresentando diferentes composições, timbres e concepções rítmicas, valorizando a música de raiz e possibilitando à população acesso a apresentações de alto nível.

"É uma maneira de resgatar tradições desse gênero da música e valorizar as raízes de nossa cultura de canções que relatam a vida dura de nosso povo, a lida com o gado e o trabalho duro nas roças e plantações, além de facilitar o acesso a fontes culturais e promover a integração social, a cultura e o lazer", diz Paulo Reis, relações-públicas da Fatto Desenvolvimento de Projetos Culturais e Esportivos.

Durante a apresentação, haverá interação do maestro com o público, visando difundir a história da música de raiz e em um telão serão exibidos trechos de filmes nacionais que retratam a história da cultura brasileira e suas manifestações artísticas.

 

Orquetra de Viloleiros Terra da Uva

A Orquestra Violeiros Terra da Uva, de Jundiaí, é composta por 29 músicos, já conquistou prêmios e ganhou destaque em programas de TV. Em 2012 foi marcante a participação que o grupo fez juntamente com o coral Cia. Canto Vivo no canal ESPN Brasil, tocando um arranjo próprio do Hino da UEFA Champions League, nas cordas da viola caipira. 

 

Oficina de Música de Viola Caipira

O objetivo da oficina, com o músico Daniel Franciscão, é mostrar ao público uma visão panorâmica sobre a Viola Caipira. Serão abordados temas como: a história da música caipira, os principais artistas e compositores do gênero, os principais ritmos executados na viola caipira, tudo contextualizado através de canções que representam cada época em uma linha do tempo.

A oficina será realizada na Casa da Fonte, localizada Estrada Municipal Varjão, 3806 - Jardim Novo Horizonte (Jundiaí), no dia 26 de abril de 2019.

 

SERVIÇO

Música para Todos

Dia: 14 de abril (domingo)

Horário: das 9h às 12h

Local: Parque da Cidade - Jundiaí

  

Oficina de Música

Dia: 26 de Abril

Horário: a partir das 14h

Local: Casa da Fonte - Jundiaí

 

SEE ALSO ...