Variedades

O que Aprendi com o Silêncio é a nova publicação da Monja Coen

A autora Zen-Budista é reconhecida como uma das maiores personalidades religiosas do país


Reconhecida como uma das maiores personalidades religiosas do país, fundadora da Comunidade Zen-Budista Zendo Brasil, Cláudia Dias Baptista de Souza, a Monja Coen, já vivenciou diferentes experiências ao longo da vida. Cláudia seguiu por caminhos que a levaram para lugares distintos, do perfeito ao imperfeito. Os diversos países, culturas e episódios a trouxeram até esta narrativa. Em "O que Aprendi com o Silêncio", publicado pela Editora Planeta, ela compartilha "retalhos da memória", contando alguns episódios da sua infância, como o batismo católico e momentos com os pais e os avós. No livro, ela também fala sobre seu primeiro encontro com o budismo na Califórnia, a carreira de jornalismo durante a Ditadura Militar, além das memórias dos casamentos e abusos sofridos. Na obra, a líder espiritual reconstrói seu passado de forma sincera, mas com a leveza de alguém que é livre dos episódios relatados.

Com 72 anos de idade e 44 dedicados à prática meditativa, a autora best-seller, reconhecida como personalidade no Brasil e no mundo, ensina por meio de suas experiências a quietude viva e excitante de jamais repetir um instante e assim encontrar um estado de tranquilidade onde o som e o silêncio se mesclam. Com prefácio de Clóvis de Barros Filho, "O que Aprendi com o Silêncio" é um recurso pacífico para o leitor se beneficiar da sua verdadeira liberdade. Da paz que vem para desvendar as tramas mentais, pois o passado se foi.

"Já não sou quem fui. Nem sou quem serei.
Se feri e incomodei, não foi com essa intenção.
Procurava o Caminho, a luz, a vida. Pensava que no sexo, nas drogas, na música encontraria um sentido a uma vida vazia.
Encontrei o nada. Ao encontrar o nada encontrei o todo. "
(O que Aprendi com o Silêncio - Uma autobiografia, pág. 180)

Ficha técnica

Título: O que Aprendi com o Silêncio - Uma autobiografia
Autora: Monja Coen
Páginas: 232
Preço: R$ 44,90
Selo Academia
Editora Planeta

Sobre o livro

Sem o objetivo de compor uma autobiografia propriamente dita, Cláudia Dias Baptista de Souza, conhecida como Monja Coen, compartilha com o leitor memórias de alguns dos momentos mais marcantes de sua história, detalhes de sua conversão ao zen-budismo, de sua trajetória monástica, além de toda transformação que viveu aprendendo a silenciar a mente. Entre o que a autora chama de "retalhos da memória", episódios marcados por intensa transformação são apresentados ao leitor. Desde sua infância em São Paulo, rodeada de livros e música em uma família católica, ao seu primeiro divórcio e gravidez aos 17 anos, Coen, que significa "um só círculo" em japonês, faz reflexões resultantes de uma vida e de quase 45 anos no Caminho Zen.

SEE ALSO ...