Polícia

Trio é detido suspeito de desmatar área de manancial no Paiol Velho

A Divisão Florestal da GMJ deteve os suspeitos no bairro Paio Velho, na Serra do Japi


A Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí deteve três homens suspeitos de desmatar uma área de manancial no bairro Paio Velho, pertencente à Serra do Japi.

Segundo a GM, os guardas florestais realizavam o patrulhamento rural na região, quando notaram movimentação e barulho de motosserra nas proximidades. Os guardas Fernando, Cesar Melo e Bruno se depararam com uma área desmatada de cerca de 1500 metros quadrados. Os GMs constataram que os suspeitos abriram, com um trator, uma estrada para terem acesso a áreas mais restritas.

Foram derrubados eucaliptos, aroeiras e samambaias nativas. Os GMs encontraram lixos e uma plataforma usada para caçar animais. Farelo de milho, frutas e carne de porco estavam guardados em um veículo ao lado.

Detidos, os suspeitos foram apresentados no 6ºDP, onde a autoridade policial determinou a elaboração de Boletim de Ocorrência de crime ambiental. Eles ficaram à disposição da Polícia Civil para investigação. Depois, foram liberados. As ferramentas foram apreendidas para perícia. O meio ambiente é tratado no artigo 225 da lei 9605/1998, de leis ambientais, com detenção de um ano ou multa, ou as duas penas.

O subinspetor Adilson Marestoni e o inspetor Cássio Nicola, da GM, coordenaram os trabalhos. A Divisão Florestal da GMJ tem por finalidade realizar patrulhamento nas áreas que fazem parte do Território de Gestão da Serra do Japi e Reserva Biológica, com intuito de preservar o meio ambiente.

SEE ALSO ...