Polícia

Operação Natal: GMJ reforça a segurança da população

Viaturas e motocicletas percorrerão ininterruptamente as principais vias


O policiamento comunitário realizado diariamente pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) será intensificado a partir deste sábado (1). O diferencial deste ano é a presença das equipes que atuam junto ao Projeto Centro Seguro, com base móvel instalada na Praça Governador Pedro de Toledo - próximo à Catedral Nossa Senhora do Desterro - que visa garantir a segurança e o bem-estar da população.

Viaturas e motocicletas percorrerão ininterruptamente as principais vias da cidade, principalmente durante o período noturno. A Guarda Municipal atuará em diversas frentes, com o acompanhamento feito em tempo real pelos profissionais da Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras - Olho Vivo; Centro de Operações Táticas (COT), e o sistema inteligente OCR.

As equipes do Canil permanecerão no Calçadão da Rua Barão de Jundiaí, ruas paralelas e transversais, conferindo a movimentação da volta para casa e também dos comerciários que trabalharão no período noturno, principalmente em direção ao Terminal Central Urbano. 

Rondas serão intensificadas na região central e nos centros comerciais: vilas Arens, Rami, Hortolândia, bairros da Ponte São João e Parque Residencial Eloy Chaves, rua do Retiro, avenidas Nove de Julho e Jundiaí.

Centro Seguro orienta
Para garantir o bem-estar de todos, o GM Cláudio Ribeiro Da Matta, coordenador do Projeto Centro Seguro, reforça algumas dicas de segurança:

  • Atenção especial com as crianças para que não se percam em meio à multidão e devem estar sempre ao alcance dos olhos;
  • Evitar a utilização do celular ao circular desatento ao movimento ao seu redor, tendo em vista ser o produto mais visado por criminosos;
  • Nunca aceitar a ajuda de estranhos para o transporte de pertences e/ou na utilização de caixas eletrônicos;
  • Evitar o saque de quantias elevadas em bancos e caixas 24 horas: nesses casos optar pela transferência bancária;
  • Bolsas devem ser portadas na frente do corpo, com as mãos em cima de zíperes e aberturas, sempre observar o total fechamento, e ficar atento às carteiras;
  • Evitar que sejam deixados pertences de valor dentro de veículos, ou mesmo itens visíveis que possam despertar a curiosidade e a prática dos delitos;
  • Anúncios de recompensa por honestidade ao devolver algum documento, dinheiro ou cheque pode ser um indicativo de golpe: estelionato.

VEJA TAMBÉM...