Pelo Brasil

Barragem da Vale se rompe e atinge Brumadinho, em Minas Gerais

Segundo Bombeiros, aproximadamente 200 pessoas estão desaparecidas


Uma barragem rompeu-se na cidade de Brumadinho, no início da tarde desta sexta-feira (25). A cidade, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, possui cerca de 36 mil habitantes.

A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou em nota que "as primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens", informou a empresa. Segundo a empresa, a prioridade é "preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade".

O Corpo de Bombeiros informou que enviou três aeronaves para sobrevoar a área próximo à Mina Feijão. Também sobrevoam a área uma aeronave da Polícia Civil e um helicóptero do Exército.

O presidente Jair Bolsonaro lamentou, em nota, o fato. "Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos ministros do Desenvolvimento Regional [Gustavo Canuto] e Minas e Energia [Bento Costa Lima], bem como nosso secretário Nacional de Defesa Civil [Alexandre Lucas] para a região. O ministro do Meio Ambiente [Ricardo Salles] também está a caminho. Todas as providências cabíveis estão sendo tomadas", escreveu o presidente Jair Bolsonaro, em nota. "Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia", completou o presidente.

SEE ALSO ...