Geral

SAMU recebe nova ambulância de suporte avançado

Entrega foi em Sorocaba, com a presença do ministro Luiz Henrique Mandetta


Jundiaí recebeu uma nova ambulância de suporte avançado durante solenidade realizada em Sorocaba, com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O objetivo é qualificar o atendimento das urgências e emergências nos municípios de atuação do serviço, garantindo veículos com adequadas condições de uso para o socorro imediato.

Presente ao evento, o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, recebeu as chaves do veículo das mãos do ministro. "É mais conforto e segurança tanto para quem utiliza o serviço do SAMU quanto para os profissionais da saúde", afirmou Texera.

As cinco ambulâncias do SAMU em operação em Jundiaí - quatro de suporte básico e uma de suporte avançado, conforme preconiza o Ministério da Saúde - compõem agora uma frota totalmente nova, ressalta o gestor. Com outras 6 ambulâncias de reserva - inclusive a atual de suporte avançado, que será substituída pela nova - são 11 veículos do SAMU à disposição na cidade. "As ambulâncias do SAMU em Jundiaí atendem 24 horas por dia, 7 dias por semana, e cada uma delas chega a percorrer 3.400 km por mês", disse.

Responsável pela gestão da frota do SAMU em Jundiaí, Mário Arruda acompanhou o gestor da UGPS na solenidade e foi responsável por trazer a nova ambulância até a cidade. Ele ressaltou a importância da renovação e destacou a alta tecnologia disponível na unidade, que é considerada uma UTI móvel. "Todos os equipamentos disponíveis nesta nova ambulância são mais modernos, desde o ar condicionado até o DEA - Desfibrilador Externo Automático", conta. Por mês, em Jundiaí, o SAMU faz cerca de 2.500 regulações médicas - quando o médico orienta, por telefone, os primeiros atendimentos até o socorro chegar - e 1.500 deslocamentos.

SEE ALSO ...