Geral

Prefeitura inicia a instalação de contêineres para lixo

Até o final do primeiro semestre serão instaladas duas mil unidades nos vetores Norte e Oeste


Os bairros Parque da Represa, Torres de São José e Vila Marlene serão os primeiros a receber os contêineres para lixo orgânico do novo sistema de coleta a ser implantado pela Prefeitura de Jundiaí. No total, 187 unidades serão instaladas durante uma fase inicial e, até o final do primeiro semestre de 2020, serão duas mil nas ruas e avenidas dos vetores Norte e Oeste da cidade.

Cada contêiner tem mil litros de capacidade. "Queremos melhorar o serviço que atualmente é prestado no município. A 'conteinerização', tendência já verificada em outras cidades brasileiras, nos Estados Unidos e países europeus, vai agilizar o trabalho dos coletores, que serão menos expostos a pequenos acidentes, por não terem mais contato direto com os sacos de lixo", explicou Márcio Moraes, diretor de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP).

O diretor destacou outra vantagem do novo sistema. "Ele evita que o material depositado nos contêineres caia acidentalmente nas vias. Se isso ocorrer, pode haver entupimento das bocas de lobo, por onde escoa a água da chuva, causando alagamentos", emendou Márcio.

Os contêineres são apenas para lixo orgânico, aquele com restos de alimentos, que devem ser descartados em sacos plásticos. A população não deve colocar materiais reciclados nestes contêineres, pois plásticos, metais e papelão têm uma programação de coleta específica.

Os contêineres têm rodas que estarão travadas no local em que forem instalados. A coleta acontecerá três vezes por semana em dias alternados. Cada unidade ficará a cerca de 50 metros de outra, o que propiciará comodidade para os munícipes na hora do depósito do lixo.

A retirada do material será feita com caminhões nos quais os coletores se aproximarão para engatar os contêineres no veículo, despejando o lixo em seguida.

Outras informações sobre os contêineres para lixo orgânico podem ser obtidas pelos telefones 156 e (11) 4581-6707.

SEE ALSO ...