Geral

Prefeito recebe embaixador da Itália e discute parcerias

Foi a primeira vez que um embaixador do país europeu esteve em uma cidade do interior de SP


No fim da tarde desta segunda-feira (04), o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu em seu gabinete com o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, que estava acompanhado do vice-cônsul geral em São Paulo, Filippo La Rosa, e de representantes de instituições de fomento ao comércio entre os dois países. Esta foi a primeira vez que um embaixador do país europeu esteve em uma cidade do interior do Estado. A pauta da reunião teve como ponto principal as possibilidades de parcerias comerciais entre empresas jundiaienses e italianas.

O chefe do Executivo municipal destacou a importância do encontro não só pela questão cultural, mas também pela possibilidade de exploração comercial. "Estamos atentos ao potencial de investimentos das empresas europeias e a Itália pode ser uma excelente porta de entrada nesse contexto. Temos 14 empresas de matriz italiana em Jundiaí e é de nosso interesse fomentar a relação comercial do Município com multinacionais", afirmou Luiz Fernando.

O embaixador italiano lembrou que, tão importante quanto manter viva a história de um povo é olhar para o futuro e enxergar o que pode ser feito para avançar. "Esse encontro é só o ponto de partida de um objetivo maior. Nossa ideia é promover uma rodada de negócios entre empresários locais e italianos, aqui ou até mesmo na Itália, para identificar interesses e potencialidades. Não ficaremos somente na retórica e vamos, em breve, promover ações mais objetivas", pontuou Bernardini.

Após a reunião no gabinete, a comitiva italiana e o prefeito se reuniram com representantes de empresas jundiaienses, no auditório do Paço Municipal, onde foram apresentados dados sobre a economia do país europeu aos presentes. "A Itália vive uma crise estrutural e tem crescido pouco, mas as expectativas são muito otimistas. A questão da dívida pública ser alta nunca impediu que o país fosse uma das maiores potências do mundo", destacou La Rosa. "A produção industrial é muito forte. Somos a segunda maior manufaturadora da Europa, perdendo apenas para a Alemanha", completou.

Ainda segundo o vice-cônsul, os empresários locais podem olhar com atenção para oportunidades no setor elétrico, uma vez que parcerias nesse ramo entre grupos brasileiros e italianos vêm crescendo nos últimos anos. "Queremos que a cidade de Jundiaí se promova na Itália, mostrando a sua diversidade e potencial", afirmou La Rosa.

 

SEE ALSO ...