Geral

Nova UBS Santa Gertrudes dobrará atendimento

Investimento é de R$ 600 mil, para ampliação e adequações para o novo modelo


No endereço da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Gertrudes haverá mais um equipamento do modelo Nova UBS. O bairro entrará para o rol dos que contam com o serviço de atendimento na Atenção Básica pautado no acolhimento e resolutividade, com ambiência e os programas Posso Ajudar e Guardião da Saúde. A previsão de investimento é de R$ 600 mil, para a reforma e ampliação do prédio atual, além de adequações para o novo modelo. A expectativa é dobrar a capacidade de atendimento aos usuários.

O investimento contempla o programa "Avança Jundiaí", que abrange a qualificação de vários serviços em diferentes áreas. "A região do Santa Gertrudes é grande e distante do Centro. A preocupação em melhorar a oferta em saúde para a cidade é prioridade, desde o início do governo. Conseguimos realizar investimentos com planejamento e austeridade e já colhemos os resultados com redução nas filas para exames de diagnóstico na Região Oeste, e ampliação de oferta de alguns procedimentos em até 50% para a cidade. Com o conceito Nova UBS no Santa Gertrudes, o direcionamento é para a excelência no atendimento humanizado e acolhedor", explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

A elaboração do projeto está na Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) para construção de consultórios, sala de agentes comunitários, sala de gerência, sala de Reunião e ampliação de sala de espera além de reestruturação da recepção para ampliação. "O espaço terá o atendimento dobrado para a população. São mais de 13 mil usuários que serão beneficiados com maior conforto para o atendimento, qualidade nos serviços, além dos programas Posso Ajudar e Guardião de Saúde", detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Expectativa da Nova UBS Santa Gertrudes é contar com 7 consultórios genéricos, 3 consultórios odontológicos, sala de agente comunitário e sala de gerência além da recepção, sala de vacina, procedimentos, observação, pós-consulta e expurgo.

Jundiaí já conta com as Novas UBSs Tulipas e Maringá, inauguradas no ano passado. Além deles, estão em obras para receber o mesmo conceito o Jardim do Lago e Jundiaí Mirim - ambos com construções dos prédios novos, a partir de contrapartidas -, Traviú e Corrupira. A UBS Comercial será a próxima a entrar para a lista dos equipamentos de Atenção Básica a contar com os atendimentos de excelência.

SEE ALSO ...