Geral

Já começou a vacinação contra a gripe em todas as UBSs

Meta é alcançar 90% do público-alvo, com as doses escalonadas conforme a prioridade


Teve início nesta quarta-feria (10), a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a conhecida gripe. Em Jundiaí, a dose é disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínica da Família, durante o horário de atendimento de cada serviço. A meta da vacinação é alcançar 90% do público-alvo, formado por crianças entre 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, idosos, doentes crônicos, professores e profissionais da saúde.

A imunização é escalonada em duas etapas, sendo de 10 a 19 de abril o período determinado para a vacinação de crianças entre 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes (em qualquer período gestacional) e puérperas (até 45 dias após o parto). Já a partir do dia 22 de abril, além desses públicos, idosos com 60 anos ou mais (inclusive aqueles que completam 60 até dezembro de 2019), trabalhadores da saúde e alunos dos cursos de saúde que estejam em estágio, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (esses pacientes devem apresentar a prescrição médica com motivo da indicação ou CID para a aplicação da vacina), professores e demais profissionais que trabalham em creches, escolas e faculdades.

Segundo a Vigilância Epidemiológica (VE), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), são estimadas como público-alvo 26 mil crianças de 6 meses a 5 anos,11 meses e 29 dias, 4 mil gestantes, 700 puérperas e 50 mil idosos. É indicado que a população leve a carteira vacinal para o registro. "A antecipação da vacina, antes de os dias frios chegarem é uma oportunidade para a prevenção dos públicos mais susceptíveis aos vírus", argumenta a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente. A dose disponibilizada é trivalente, ou seja, protege contra os vírus H1N1, Tipo A e Tipo B.

As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30 em todas as UBSs. Já no sábado, 4 de maio, haverá esquema especial de vacinação, das 8h às 17h, nas unidades: Clínica da Família, UBS Retiro, UBS Rami, UBS Santa Gertrudes, UBS Caxambu, UBS Tamoio, UBS Aparecida, UBS Anhangabaú, UBS Hortolândia e UBS Rio Branco.

SEE ALSO ...