Geral

Guarda responsável é tema de aulas em EMEBs de Jundiaí

A iniciativa é realizada em parceria com o Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA)


Ter um animal de estimação, seja cão, gato ou outro bichinho, exige cuidado e responsabilidade. Para formar futuras gerações conhecedoras das responsabilidades, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) oferece para as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) aulas sobre guarda responsável.

A iniciativa é realizada em parceria com o Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) e faz parte das ofertas disponíveis pelo Programa Escola Inovadora, por meio do Núcleo Socioambiental.

A EMEB Antônio Adelino Brandão, do Morada das Vinhas, incluiu pelo segundo ano consecutivo a atividade entre os estudantes do 3º ano. "São realizadas duas aulas para cada turma. As crianças interagem com o cão de pelúcia que é o personagem usado para ilustrar as necessidades de cuidados com os animais. Eles aprendem sobre vacinação, limpeza, forma correta de condução além da responsabilidade de alimentar, dar carinho e não abandonar", comenta a veterinária do DEBEA e responsável pelas aulas, Carolina Ballarini Zetun.

A pequena Isabela Rizzo Garcia (foto), de 9 anos, não tem animal de estimação, mas aproveitou todas as informações recebidas. "Eu aprendi que temos que cuidar dos nossos animais, não deixá-los sozinhos nem abandoná-los. Também precisamos levar ao veterinário e dar muito carinho. Os animais também precisam ser castrados, para que não tenham filhotinhos nas ruas e fiquem sem cuidados".

A escolha pela inclusão do tema no conteúdo programático de cada unidade faz parte do programa Escola Inovadora. As aulas foram iniciadas em agosto e atenderão 20 escolas, 71 turmas de 3° ano com aproximadamente 2,3 mil alunos.

SEE ALSO ...