Geral

Educação capacita equipe para utilização de PANCs

PANCs serão incluídas na alimentação das crianças das escolas municipais de Jundiaí


As Plantas Alimentícias Não Convencionais, as conhecidas PANCs, ricas em vitaminas e nutrientes, serão incluídas na alimentação das crianças das escolas municipais de Jundiaí, a partir do próximo mês, pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), com projeto desenvolvido pelo Departamento de Alimentação e Nutrição. Na quinta-feira (7) na Emeb Oscar Augusto Guelli, foi realizada a primeira capacitação de equipes para o uso, plantio e ensino às crianças sobre as ervas, encontradas facilmente em canteiros e jardins. O projeto, denominado 'Inova na Horta', tem por objetivo agregar valor nutricional à alimentação das crianças além de difundir conhecimento às famílias.

Jundiaí será a primeira cidade no mundo a acrescentar PANC à alimentação. Trabalho que inspirou a atuação na cidade foi desenvolvido em uma escola de São Paulo. De acordo com Guilherme Reis Ranieri, do Instituto Kairós, ONG responsável pela implementação do programa Inova na Horta, o projeto está em fase de seleção das espécies para uso. "Entre as 20 já plantadas, será feita a seleção daquelas que mais se adequam à realidade das escolas e ao paladar das crianças. Desta forma será estabelecido o valor nutricional agregado à alimentação. Há plantas que, com apenas uma colher, é possível enriquecer em 10 vezes o valor nutricional de um prato", detalha.

Para a cozinheira Carolina da Silva Paulino, servidora municipal há 9 anos, a inclusão de ervas como peixinho, beldroega, folha de batata doce, cambuquira, jambu, azedinha e trapoeraba, será um resgate da história e enriquecerá alimentação das crianças. "Trabalho em escola no Ivoturucaia, região cm muitas chácaras. Muitas já são conhecidas pelas crianças e suas famílias, mas não sabem dos valores nutricionais que apresentam. Atualmente já contamos com uma horta com ervas como alecrim, manjericão e salsa, que usamos para o tempero do frango, por exemplo. Agora teremos mais novidades", comemora.

VEJA TAMBÉM...