Geral

Clínica da Família terá grupo de combate ao tabagismo

Índice de abandono do tabagismo a partir da participação no programa é superior a 80%


O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT) passa a fazer parte das ações desenvolvidas pela Clínica da Família Novo Horizonte. A primeira turma será iniciada no dia 30 de setembro. O programa, que registra índice de sucesso no abandono do tabaco superior a 80%, comemora 12 anos neste mês de agosto, com quase 6 mil pessoas atendidas.

Segundo Carlos Costa, coordenador do PAIT, a inscrição para a participação do grupo deverá ser feita diretamente na Clínica da Família para os moradores daquela região. Já os demais bairros podem buscar pela UBS de referência e solicitar pelo atendimento e inclusão em grupo mais próximo. Ainda há a opção dos encontros realizados de forma centralizada e abertos a novos interessados, no Complexo Argos (segundas às 18h) e no NIS (terças e quartas-feiras, às 14h). O atendimento é gratuito.

Capacitação

A equipe do PAIT, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizará nos dias 11 e 12 de setembro, capacitação para profissionais de saúde de Jundiaí e região para a formação com base no modelo multidisciplinar utilizado pelo Município. As inscrições serão abertas no site da Prefeitura de Jundiaí (https://docs.google.com/forms/d/1HWuZ2vKkGWd72TKd6_U-wwpS8Lfi_BocQRePE66w9ow/viewform?edit_requested=true)

"O consumo de tabaco, em suas mais variadas formas, acarreta diversos males ao organismo, facilitando e agravando problemas respiratórios, câncer de boca, laringe e pulmão, além de outras debilidades. Com o atendimento multidisciplinar, o tabagista é acompanhado em encontros semanais realizados por vários especialistas, que exploram o assunto de forma didática, oferecendo o apoio medicamentoso, se necessário. A conversa em grupo e a troca de experiências colabora com o engajamento ao tratamento", detalha o coordenador Costa.

SEE ALSO ...