Geral

Centro Integrado de Comando faz balanço do trabalho e planejamento

O grupo atua nas atividades de grande público, como o Carnaval


As autoridades de segurança e da Prefeitura de Jundiaí que integram o Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí se reuniram nesta quarta-feira (27) na Sala de Situação do Paço Municipal, a fim de realizar um balanço de avaliações dos trabalhos de monitoramento do primeiro fim de semana de blocos de rua e para planejar de forma integrada a supervisão dos próximos eventos relacionados ao Carnaval 2019. Direto da Prefeitura, o grupo atua nas atividades de grande público, objetivando a segurança e a tranquilidade tanto para os participantes quanto para a população em geral.

O comitê, que já foi formado em outras ocasiões, é considerado um exemplo de efetividade e conta com a participação de representantes da Unidades de Gestão da Prefeitura e das forças de segurança, como a Guarda Municipal, Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Judiciário. "Este encontro é uma oportunidade para auxiliar ainda mais no preparo do Centro Integrado, levando em conta as adversidades já experimentadas no primeiro fim de semana, como o alto índice de chuvas e as suas decorrências, como a falta de luz e obstruções de vias",  disse o gestor da Unidade da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos.

O gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni, ressalta que as contribuições de cada representante otimizam a integração e preparação. "Temos de levar em conta que já nesta sexta-feira (01), no período da tarde, já temos o desfile de um bloco e no sábado (02) e terça-feira (05) são os desfiles das Escolas de Samba. Avaliar a atuação do comitê é uma das etapas fundamentais para que haja integração entre os seus diversos atores".

Centro Integrado

O CICCJ foi lançado no ano passado e desde então já foi instalado para monitorar e garantir a segurança do Carnaval, da crise de abastecimento de combustíveis e do Science Days (realizado no Parque da Uva em parceria da Prefeitura com a Nasa). Por meio de 21 câmeras e drones, o comitê inicia o monitoramento uma hora antes do início de cada desfile, estendendo-se até o término de cada evento, quando estiver finalizada a limpeza dos locais.

A programação completa do Carnaval 2019 pode ser conferida no site da Cultura (https://cultura.jundiai.sp.gov.br/carnaval-2019/).

SEE ALSO ...