Geral

Aeroporto de Jundiaí inaugura terminal de passageiros

O terminal foi reformulado, ganhando lanchonete, sala para pilotos e centro de controle


Uma solenidade com mais de cem convidados e autoridades reinaugurou, nesta quinta-feira (29) o terminal de passageiros no Aeroporto Estadual de Jundiaí "Comandante Rolim Adolfo Amaro", sob concessão da VoaSP desde o final de 2017. O antigo terminal foi totalmente reformulado, ganhando lanchonete, sala exclusiva para pilotos e novo Centro de Controle Operacional.

Foram investidos no aeroporto, pela VoaSP, cerca de R$ 3 milhões em pavimentação, sistema de rádio navegação (GPS) e de aproximação de pousos (PAPI). Além disso, o novo Centro de Controle Operacional irá integrar os cinco aeroportos dentro de um conceito de 'torre remota', que permitirá que, através de Jundiaí, seja feito todo o controle e a coordenação dos aeroportos do Consórcio VoaSP. O valor total a ser investido, nesta primeira fase, será de R$ 5 milhões.

As melhorias foram apresentadas pelo presidente da Concessionária VoaSP, Marcel Moure. O gestor da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Messias Mercadante (foto), representou o prefeito Luiz Fernando Machado, ao lado de outras autoridades, como Antônio Claret de Oliveira, presidente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), representando o governador do Estado, João Doria.

Moure destacou a importâncias das obras realizadas, anunciando que a partir de 2020 o aeroporto passará a funcionar 24 horas, e agradeceu o apoio da administração municipal. "Temos hoje aqui uma rede de internet de alta velocidade, graças à ação da Prefeitura de Jundiaí", disse. "Jundiaí tem defendido muito o conceito de 'smart city', e nós estamos nos dedicando a implantar um aeroporto 'smart'. É com essas ações que iremos, juntos, ampliar o desenvolvimento da cidade e do Estado".

Messias Mercadante aprovou as melhorias. "Achei o trabalho realizado até agora excelente, proporcionando um aeroporto moderno, à altura da cidade; isso inclui o 'selo verde' e a alta tecnologia, que possibilita inclusive operações por instrumentos", afirmou o gestor.

SEE ALSO ...