Esportes

Melhoria: piscina do Bolão ganha elevador para alunos com deficiência

Equipamento atenderá pessoas com mobilidade reduzida, para a prática de exercícios aquáticos


A partir de segunda-feira (25), os alunos assistidos pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) passam a contar com elevador hidráulico para a prática de atividades na piscina do Complexo Aquático "Devanir Wanderlei Penteado Jr", localizado no Bolão.

De acordo com o gestor da UGEL, Luiz Trientini, a iniciativa amplia a oferta aos assistidos do Peama. "Atualmente são 350 pessoas atendidas pelo programa que tem como objetivo a inserção da pessoa com deficiência na sociedade a partir da prática de atividades físicas. Esse elevador é mais uma iniciativa encampada pela gestão do Prefeito Luiz Fernando para a melhoria da qualidade de vida da população por meio do esporte", detalha.

Segundo o diretor do Departamento de Esportes Adaptados, César Munir, o aparelho garante segurança e conforto. "Existia um elevador que era montado e desmontado toda vez que utilizado e ainda não era confortável ou seguro. Com a novidade será possível proporcionar a prática de natação ou atividades aquáticas para todos os interessados. Mais uma forma de incluir as pessoas com deficiência por meio do esporte", argumenta.

Um dos beneficiários do equipamento será Altair da Silva Marangne, 29 anos, que sofreu acidente de trânsito em 2011 e perdeu os movimentos das pernas. "Com esse elevador eu poderei nadar novamente, pois me coloca e retira da piscina. O exercício será um complemento para o meu preparo físico, já que também pratico atletismo e caiaque. A natação ajuda no preparo pulmonar e cardíaco", comenta o rapaz.

Wesley Vinícios dos Santos, 20 anos, também aprovou o equipamento. Ele, que é aluno do Peama nas atividades de atletismo e dança, além de integrar a equipe de roller sky, garante que a melhoria auxiliará os assistidos. "Agora somos autônomos e isso é uma grande conquista", salienta.

SEE ALSO ...